IR A MI NUEVA WEB: ReCorrer Uruguay

IR A NUEVA WEB DE HALCONES (2012)

lunes, 3 de setiembre de 2007

Franck Caldeira es bi campeón en medio maratón de Rio



(artículo en portugués transcripto del sitio oficial)

Pretinha completa domínio brasileiro na prova que teve 14 mil participantes

Rio de Janeiro (RJ) – O mineiro Franck Caldeira e a paraibana Ednalva Laureano da Silva, a Pretinha, venceram na manhã deste domingo a 11ª. edição da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, ratificando o domínio brasileiro na competição, que teve largada na Praia de São Conrado e chegada no Aterro do Flamengo, 21.097 metros depois. Com o céu nublado e alguns pontos até com garoa, os campeões ditaram um ritmo forte, sem chances para os cerca de 14 mil participantes.

Medalha de ouro na maratona dos Jogos Pan-Americanos do Rio, em julho, Franck Caldeira comemorou bastante o bicampeonato da prova carioca. O atleta do Cruzeiro, de 24 anos, correu no mesmo ritmo desde o início, quando ficou no pelotão intermediário. Ele só apareceu entre os líderes na orla de Botafogo, já no trecho final do percurso, correndo ao lado do queniano Titus Kibii e do brasiliense Clodoaldo Gomes da Silva. Aos poucos, Franck abriu vantagem, terminando com 30 segundos de vantagem sobre Clodoaldo, o segundo colocado.

“Esta prova tem um sabor tão especial para mim que esta vitória parece que é a primeira. É fantástico vencer a Meio do Rio”, disse o atleta, que não esperava ganhar. “Por causa do Pan, não fiz a preparação ideal. Mas por causa do Pan mesmo, consegui um bom lastro de treinamento e pude utilizá-lo agora.”

Franck completou o percurso em 1h03min07, 19 segundos mais rápido do que na vitória de 2006. O objetivo agora é descansar uns dias e retomar a preparação para tentar vencer novamente a Volta da Pampulha, em Belo Horizonte, e a São Silvestre, em São Paulo, ambas em dezembro. “Quero chegar 100% na Pampulha e na São Silvestre e só em 2008 pensar em garantir o índice para correr a maratona da Olimpíada de Pequim. “Tenho 2h14min e preciso de uma marca em torno de 2h12min para estar mais confortável. Por enquanto, estou muito ameaçado.”

Clodoaldo Gomes, vice-campeão da São Silvestre de 2006, chegou novamente em segundo lugar. “Forcei muito o ritmo no início da prova e senti um pouco no final. Não deu para acompanhar o Franck, mas mesmo assim estou muito feliz”, comentou o corredor da equipe Maranata Ceilândia, que também já pensa na Olimpíada. “Meu foco a partir de agora é a maratona. Quero correr uma prova ainda este ano”, completou o atleta, que tem como melhor marca 2h13min, obtida em Hamburgo, em 2005.

Franck e Clodoaldo dificilmente poderão aceitar a convocação para representar o Brasil nos Campeonatos Mundiais de Corrida de Rua de Udine, na Itália, em outubro. Com isso, o mineiro João Ferreira Lima, o João da Bota, e o baiano Giomar Pereira da Silva, quarto e quinto colocados, devem ser convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo. O terceiro lugar da prova ficou com o queniano Titus Kibii.

Alegria paraibana – Uma das melhores corredoras de rua de todos os tempos do Brasil, Pretinha comemorou muito a vitória deste domingo. Afinal, alcançou a liderança no quilômetro 9 e deixou para trás todas as outras concorrentes. Com ritmo seguro, ajudada pelo clima ameno, ela completou o percurso com o tempo de 1h12min15s, o terceiro melhor da história, e com 1min30s de vantagem sobre a mineira Lucélia Peres, a campeã da São Silvestre, segunda colocada na prova.

“Esta foi a minha quarta participação na Meia Maratona. Felizmente consegui fazer uma excelente prova e manter minha invencibilidade em corridas de rua este ano”, lembrou Pretinha, de apenas 1,51m, que soma 23 vitórias nesta temporada. “Vou começar a treinar agora para a maratona. Vou fazer 31 anos e meu sonho é participar da Olimpíada de Pequim.”

Lucélia Peres também pensa em Pequim. Medalha de bronze nos 10 mil metros no Pan, ela vai defender os títulos de campeã na Pampulha e na São Silvestre. A partir de 1º. de janeiro, segundo ela, o foco é o índice olímpico. “Vou me dedicar de corpo e alma aos 10 mil metros. Acho que tenho boas possibilidades de fazer parte da equipe brasileira.”

As brasileiras dominaram os cinco primeiros lugares da prova. A estrangeira mais bem colocada foi a queniano Nancy Kipron, que ficou na sexta posição, atrás de Pretinha, Lucélia, Marizete Moreira, Edielza Alves e Marily dos Santos.

Resultados da Meia Maratona do Rio

Masculino

1- Franck Caldeira (BRA) – Cruzeiro – 1h03min07s
2- Clodoaldo Gomes da Silva (BRA) – Maranata Ceilândia – 1h03min37s
3- Titus Kibii (QUE) – Fila – 1h03min44s
4- João Ferreira de Lima, o João da Bota (BRA) – Cruzeiro – 1h03min53s
5- Giomar Pereira da Silva (BRA) – CAIXA/Domiciana – 1h04min22s
6- Luiz Fernando de Almeida Paula (BRA) – Nike – 1h04min26s
7- Charles Korir (QUE) – Fila – 1h04min28s
8- Luiz Paulo da Silva Antunes (BRA) – Cruzeiro – 1h04min44s
9- Paulo Roberto de Almeida Paula (BRA) – Nike - 1h04min51s
10 – Claudenir da Silva Cardoso (BRA) – Fila – 1h04min57s

Feminino

1- Ednalva Laureano da Silva, a Pretinha (BRA) – Fila/CAIXA/Paraíba – 1h12min15s
2- Lucélia Peres (BRA) – Petrobras/Mizuno – 1h13min44s
3- Marizete Moreira dos Santos (BRA) – Mizuno/CAIXA – 1h14min12
4- Edielza Alves dos Santos (BRA) – Cruzeiro – 1h14min52s
5- Marily dos Santos (BRA) – Mizuno/CAIXA – 1h15min01s
6- Nancy Kipron (QUE) – Fila – 1h15min09s
7- Eunice Kirwa (QUE) – Fila – 1h16min00s
8- Maria Raquel Maraviglia (ARG) – Reebok – 1h17min25s
9- Antonia Bernardete Lins da Silva (BRA) – Centiser – 1h17min32s
10 – Isabel Cristina Feliciano (BA) – avulso – 1h18min40s

A Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro foi uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom, supervisão da IAAF, AIMS, Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Federação de Atletismo do Rio de Janeiro (FARJ). O patrocínio foi de CAIXA e Adidas, com apoio de Montevérgine, Centauro, Gatorade, Rapidão Cometa, Golden Cross e CEDAE e apoio especial da Prefeitura do Rio de Janeiro.

No hay comentarios.: