IR A MI NUEVA WEB: ReCorrer Uruguay

IR A NUEVA WEB DE HALCONES (2012)

lunes, 22 de marzo de 2010

Tadesse, récord de medio maratón: 58:23 (Lisboa, 21/mar/10)


Africano campeão mundial surpreende em Lisboa com máximos mundiais dos 20 km e 21 097 metros, em contra-relógio.

""À terceira foi de vez. Os recordes não se programam... preparam-se. Trabalhei muito para isto", justificou o eritreu Zersenay Tadese, após bater o recorde mundial dos 20 km e da Meia Maratona, em Lisboa. Dois dias antes da prova, o africano não convencera ninguém quando o questionaram se poderia bater o recorde do mundo dos 21 097 metros. Tadesse defendeu- -se e respondeu com um evasivo e pouco convincente: "Vou dar o meu melhor em Lisboa."

VER VIDEO

Zersenay Tadesse bate el Record Mundial de Media Marathon en Lisboa 2010 con un tiempo de 58´23

A verdade é que, beneficiando das razoáveis condições climatéricas, mas muito por mérito próprio, o tetracampeão mundial, considerado um dos poucos fundistas a intrometer-se na "guerra" das longas corridas entre quenianos e etíopes, surpreendeu o mundo, cortando a meta com 58.23 minutos, retirando dez segundos ao anterior máximo que pertencia ao queniano Samuel Wanjiru - obtido em Haia, em 2007. E na passagem dos 20 km fez 55.21 minutos, menos 17 segundos que o tempo realizado em 2006 pelo etíope Haile Gebrselassie em Phoenix, Arizona.

Se dúvidas persistiam quanto às condições da capital para a realização de grandes marcas, elas ficaram completamente desfeitas. Depois das tentativas falhadas do recordista mundial da maratona, o etíope Haile Gebrselassie, em 2008, e de Samuel Wanjiru, campeão olímpico em Pequim 2008, e ex-recordista mundial, em 2009, o eritreu de 28 anos não só retirou uns substanciais dez segundos como ainda o fez praticamente sozinho. Isolou-se ainda antes dos 9 km de prova, fazendo todo o restante percurso sem qualquer ajuda. Num dia de sol e algum calor e vento, o medalha de bronze nos dez mil metros de Atenas 2004 passou aos 10 km em 27.50, aos 15 km em 41.33, escassos quatro segundos acima do recorde mundial da distância, e fez a légua seguinte em 13.48. Sempre em contra-relógio.

"O ritmo estava a cair em relação ao recorde mundial. Então assumi a liderança da corrida. Pouco depois senti que já não tinha adversários, os únicos eram o relógio e o vento", disse o africano que vive em Espanha, onde está a preparar a sua estreia na maratona, dentro de cinco semanas, em Londres. Só 1,24 minutos depois do vencedor cortou a meta o segundo, Sammy Kitwara, que ainda gastou menos de uma hora (59.47) e foi o melhor de oito quenianos classificados a seguir a Tadese."

fuente: DN Desporto (Portugal)

No hay comentarios.: